Membros


Pesquisadores


Eufrázia Cristina Menezes Santos (Coordenadora)
Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Sergipe (1990) , especialização em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Sergipe (1994) , mestrado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutorado em Ciência Social (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (2006) . Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Antropologia da Religião. Atuando principalmente nos seguintes temas: candomblé, umbanda, espiritismo kardecista, rituais e festas.



Francisco José Alves
Graduado em História pela Universidade Federal de Sergipe (1984), mestre em Antropologia pela Universidade de Brasília (1990) e doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). É, desde 1987, professor efetivo do Departamento de História da UFS, onde ministra as disciplinas Introdução à Históiria; Teorias da História; Metodologia da Pesquisa Histórica e Historiografia Brasileira. Tem pesquisado História da historiografia, História da Sexualidade, Patrimônio Cultural e uso da Literatura na pesquisa histórica.



Pesquisadora do Programa Nacional de Pós-Doutorado da CAPES. Doutora em Ciências Sociais/Antropologia, pela Pontíficia Universidade Católica de São Paulo, defendeu a tese intitulada, Duas Metades, uma existência: produção de masculinidades e feminilidades na Irmandade da Boa Morte e no Culto de Babá Egun (2011); pela mesma universidade defendeu o Mestrado em Ciências Sociais/Antropologia, sob o título, Mulheres do partido alto; elegância, fé e poder: um estudo de caso sobre a Irmandade da Boa Morte (2004); Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1997). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia das Populações Afro-Brasileiras, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade, religião, relações raciais, gênero e educação. Realiza consultorias, cursos e palestras nas áreas acima citadas; além disso, atua na formação de professores com temas relacionados à sexualidade e a 10639/03 e a Lei 11645.



Joelina Souza Menezes
Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Sergipe (1972) e mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985). Com experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: habitação, ciências sociais, políticas públicas, educação e cidadania. Professora Adjunta IV do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Sergipe. Atualmente é coordenadora da Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança - RENAESP (2006)/SENASP/MJ, a qual está na III versão do Curso de Especialização Lato Sensu em Violência, Criminalidade e Políticas Públicas.



Professora Adjunto I do Núcleo de Turismo da Universidade Federal de Sergipe e doutora em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Realizou doutorado-sanduíche no Programa Interuniversitário de Doctorado de Antropologia de Iberoamérica das Universidades de Salamanca, Valladolid, León y Burgos - Espanha, através do Projeto: Miradas Cruzadas. Identidades Regionales y Prácticas Culturales en Brasil y Espanha - financiado pela CAPES. Possui Mestrado em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco e Especialização em Ensino de História das Artes e das Religiões pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. É Bacharel em Turismo pela Universidade Federal de Pernambuco e Técnica em Turismo pelo Instituto Federal de Pernambuco. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de lazer e animação; estudos sócio-antropológicos do turismo; turismo e espaço urbano e alimentação e cultura.




Priscila Soares Silva
Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe. Possui graduação em Ciências Sociais (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Antropologia atuando principalmente nos seguintes temas: festa, ritual e performance. Durante a graduação pesquisou as festividades juninas da Rua São elegendo dois objetos de pesquisa – as quadrilhas juninas e o casamento caipira. Atualmente pesquisa o São João de Estância com base na Antropologia da Festa, Visual e Memória.  





Estudantes


Cristiane Batista dos Santos
Mestranda em Antropologia pela Universidade Federal de Sergipe. Seu trabalho de pesquisa tem como objeto de estudo a Peregrinação ao Santuário de Divina Pastora/Se. A ênfase da análise recai sobre a dimensão ritualística e simbólica do evento.







Nenhum comentário:

Postar um comentário